Qualidade e Segurança

A Cultura da melhoria contínua e segurança do paciente são objetivos estratégicos das Instituições Afiliadas.

Encontros para acompanhamento das metas, focado no aprendizado compartilhado, incentivam um entendimento sistêmico das ações necessárias para o alcance de uma saúde mais segura, com menor custo e mais equitativa para as populações.

 

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Para Instituições Afiliadas o engajamento de todos nos processos estabelecidos para melhoria da qualidade é fundamental, os papéis e responsabilidades são claramente definidos para o alcance de um cuidado de saúde digno e sustentável.

As Instituições Afiliadas SPDM adota como quadro conceitual para as ações de melhoria contínua trianguloe segurança do paciente a Tripla Meta:

  • Um cuidado melhor para os indivíduos;
  • Uma saúde melhor para a população;
  • Um menor custo per capta.

 

 

 

 

Para as Instituições Afiliadas a qualidade do serviço prestado é avaliado em suas seis dimensões:

  1. Segurança: sem dano desnecessário;
  2. Efetiva: de acordo com a melhor evidência científica;
  3. Centrada no Paciente: olhar com os olhos do paciente, empatia;
  4. Pontualidade: sem esperas desnecessária;
  5. Eficiente: sem desperdícios;
  6. Equidade: dar mais atenção à quem precisa mais.