[dt_sc_fullwidth_section first][dt_sc_h2 class=””]Gestão Ambiental[/dt_sc_h2][dt_sc_two_third first] Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) tem grande preocupação com a questão ambiental e vem trabalhando com o objetivo de reduzir seus impactos, pois reconhece que os serviços de Saúde são, de maneira geral, grandes consumidores de recursos (água, energia, materiais).

Alguns trabalhos importantes já vêm sendo desenvolvidos nesse sentido desde o início da gestão do Hospital Geral Pirajussara, em 1999, e difundidos para toda a rede SPDM.

Os profissionais das Instituições Afiliadas da SPDM tornaram-se membros da Organização Saúde Sem Dano. A principal função de um membro é dar apoio às causas propostas, através da disseminação de informações, incentivo e desenvolvimento de projetos relacionados à temática ambiental no setor Saúde. [/dt_sc_two_third][dt_sc_one_third ]

arvore1

[/dt_sc_one_third][dt_sc_hr_invisible_small /] [dt_sc_accordion_group] [dt_sc_toggle title=”SPDM e Saúde Sem Dano“]

saude_dano1  Saúde Sem Dano é uma coalizão internacional de hospitais e sistemas de saúde, profissionais da saúde, grupos da comunidade, sindicatos e organizações ambientalistas que se propõem transformar mundialmente o setor de cuidado à saúde, sem comprometer a segurança ou o cuidado do paciente, para que seja ecologicamente sustentável e deixe de ser uma fonte de dano para as pessoas e o meio ambiente. No Brasil, é representada pela organização Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

Em 2008, foi firmada uma parceria entre a Organização Saúde Sem Dano, o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, a UNIFESP e a SPDM para organização de um evento capaz de abordar, nos estabelecimentos de saúde, os diversos temas relacionados às questões de saúde, segurança e, principalmente, meio ambiente. Desde então, o evento é realizado anualmente e conta com a presença de aproximadamente 500 participantes de todo o Brasil.  [/dt_sc_toggle] [dt_sc_toggle title=”SPDM Afiliadas e a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis “]

hospital_saudavel1

No dia 30 de agosto de 2012, as Instituições Afiliadas SPDM tornaram-se membros do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). Como membro institucional do PHS, a SPDM passa a contribuir com os objetivos da organização, compartilhando conhecimentos e realizando ações que visem à melhoria contínua das práticas ambientais e de saúde pública, em benefício de uma sociedade mais justa, segura e sustentável, promovendo a saúde ambiental para todos.

Em setembro de 2012, a SPDM recebeu o título de membro fundador da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil das mãos de Joshua Karliner, coordenador internacional da organização não-governamental Health Care Without Harm (Saúde Sem Dano). A partir de então, se comprometeu a participar da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis – AGHVS, que através de 10 objetivos inter-relacionados e integrados, propõe a redução de impactos ambientais do setor Saúde.  Os dez objetivos propostos são:

 

  ITEM

OBJETIVO

LIDERANÇA

 1-lideranca-icons-spdm

Priorizar a saúde ambiental;

2

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

1-qmc-icons-spdm

Substituir substâncias perigosas por alternativas mais seguras;
 3

RESÍDUOS

1-residuo-icons-spdm

Reduzir, tratar e dispor de forma segura os resíduos de serviços de saúde;

4

ENERGIA

1energia-icons-spdm

Implementar eficiência energética e geração de energia limpa renovável;

5

ÁGUA

1-agua-icons-spdm

Reduzir o consumo de água e fornecer água potável;

 6

TRANSPORTE

transporte-spdm-icon

Melhorar as estratégias de transporte para pacientes e funcionários;

7

ALIMENTOS

1-alimento-icons-spdm

Comprar e oferecer alimentos saudáveis e cultivados de forma sustentável;

8

PRODUTOS FARMACÊUTICOS

1-remedios-icons-spdm

Prescrição apropriada, administração segura e destinação correta;

 9

EDIFÍCIOS

1-hospital-icons-spdm

Apoiar projetos e construções de hospitais verdes e saudáveis;

10

 COMPRAS

1-cart-icons-spdm

Comprar produtos e materiais mais seguros e sustentáveis; 

 [/dt_sc_toggle] [dt_sc_toggle title=”Desafio 2020 A Saúde pelo Clima “][dt_sc_one_half first]

Já o Desafio 2020 – A Saúde pelo Clima visa mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas contra as mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental. Em 2016, as Instituições Afiliadas SPDM realizaram o primeiro inventário consolidado de gases de efeito estufa referente ao ano de 2015 e desenvolveram diversos eventos para conscientização e aprofundamento do tema Mudanças Climáticas e o Setor Saúde. Graças a estas ações recebeu o Prêmio Liderança Climática na América Latina na campanha Desafio 2020 – A Saúde pelo Clima.

Em 2016, a SPDM recebeu o prêmio de Liderança Climática na América Latina pela Campanha Internacional “Desafio 2020 – A Saúde pelo Clima.

[/dt_sc_one_half][dt_sc_one_half ]

[/dt_sc_one_half][/dt_sc_toggle][/dt_sc_fullwidth_section]