Prêmios SPDM Afiliadas no Desafio: A Saúde pelo Clima

O “Desafio: A Saúde pelo Clima” visa mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas contra as mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental. 

Em 2016, as Instituições Afiliadas SPDM realizaram o primeiro inventário consolidado de gases de efeito estufa referente ao ano de 2015 e desenvolveram diversos eventos para conscientização e aprofundamento do tema Mudanças Climáticas e o Setor Saúde. Graças a estas ações recebeu o Prêmio Liderança Climática na América Latina.

No ano de 2020, a SPDM recebeu o prêmio ouro na categoria “Redução de gases de efeito de fontes não energéticas” na América Latina do Desafio: A Saúde pelo Clima por conta da redução de 31% nas emissões de Gases de Efeito Estufa(GEE) das Instituições Afiliadas verificada nos inventários consolidados de 2018 e 2019. O resultado é fruto de ações desenvolvidas pelas diversas equipes, principalmente relacionadas à redução do consumo de óxido nitroso (importante fonte de emissão de GEE). 

Em 2021, a SPDM foi premiada mais uma vez na categoria “Redução de Gases de Efeito Estufa (Energia) – Ouro” devido a crescente parcela de hospitais relatando suas emissões, chegando a 37 Unidades em 2020/21. Redução das emissões totais mesmo com mais hospitais participantes e aumento da cobertura do escopo 3. As emissões do escopo 2 não aumentaram apesar da maior utilização de termelétricas no sistema elétrico nacional devido aos ganhos de eficiência energética. Redução significativa nas emissões do Escopo 1 devido à redução das emissões fugitivas. Redução de 45,7% no total de CO2 por funcionário (CO2/FTE) entre 2018 e 2020.