Sustentabilidade

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) tem grande preocupação com a questão ambiental e vem trabalhando com o objetivo de reduzir seus impactos, pois reconhece que os serviços de Saúde são, de maneira geral, grandes consumidores de recursos (água, energia, materiais).

Alguns trabalhos importantes já vêm sendo desenvolvidos nesse sentido desde o início da gestão do Hospital Geral Pirajussara, em 1999, e difundidos para toda a rede SPDM.

Os profissionais das Instituições Afiliadas da SPDM tornaram-se membros da Organização Saúde Sem Dano. A principal função de um membro é dar apoio às causas propostas, através da disseminação de informações, incentivo e desenvolvimento de projetos relacionados à temática ambiental no setor Saúde.

Saúde Sem Dano é uma coalizão internacional de hospitais e sistemas de saúde, profissionais da saúde, grupos da comunidade, sindicatos e organizações ambientalistas que se propõem transformar mundialmente o setor de cuidado à saúde, sem comprometer a segurança ou o cuidado do paciente, para que seja ecologicamente sustentável e deixe de ser uma fonte de dano para as pessoas e o meio ambiente. No Brasil, é representada pela organização Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

Em 2008, foi firmada uma parceria entre a Organização Saúde Sem Dano, o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, a UNIFESP e a SPDM para organização de um evento capaz de abordar, nos estabelecimentos de saúde, os diversos temas relacionados às questões de saúde, segurança e, principalmente, meio ambiente. Desde então, o evento é realizado anualmente e conta com a presença de aproximadamente 500 participantes de todo o Brasil. 

No dia 30 de agosto de 2012, as Instituições Afiliadas SPDM tornaram-se membros do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS). Como membro institucional do PHS, a SPDM passa a contribuir com os objetivos da organização, compartilhando conhecimentos e realizando ações que visem à melhoria contínua das práticas ambientais e de saúde pública, em benefício de uma sociedade mais justa, segura e sustentável, promovendo a saúde ambiental para todos.

Em setembro de 2012, a SPDM recebeu o título de membro fundador da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil das mãos de Joshua Karliner, coordenador internacional da organização não-governamental Health Care Without Harm (Saúde Sem Dano). A partir de então, se comprometeu a participar da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis – AGHVS, que através de 10 objetivos inter-relacionados e integrados, propõe a redução de impactos ambientais do setor Saúde. 

Os dez objetivos propostos são:

  ITEM

OBJETIVO

LIDERANÇA

 1-lideranca-icons-spdm

Priorizar a saúde ambiental;

2

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS

1-qmc-icons-spdm

Substituir substâncias perigosas por alternativas mais seguras;
 3

RESÍDUOS

1-residuo-icons-spdm

Reduzir, tratar e dispor de forma segura os resíduos de serviços de saúde;

4

ENERGIA

1energia-icons-spdm

Implementar eficiência energética e geração de energia limpa renovável;

5

ÁGUA

1-agua-icons-spdm

Reduzir o consumo de água e fornecer água potável;

 6

TRANSPORTE

transporte-spdm-icon

Melhorar as estratégias de transporte para pacientes e funcionários;

7

ALIMENTOS

1-alimento-icons-spdm

Comprar e oferecer alimentos saudáveis e cultivados de forma sustentável;

8

PRODUTOS FARMACÊUTICOS

1-remedios-icons-spdm

Prescrição apropriada, administração segura e destinação correta;

 9

EDIFÍCIOS

1-hospital-icons-spdm

Apoiar projetos e construções de hospitais verdes e saudáveis;

10

 COMPRAS

1-cart-icons-spdm

Comprar produtos e materiais mais seguros e sustentáveis; 

Instituições Afiladas SPDM recebem certificado de participação em iniciativas do Projeto Hospitais Saudáveis

Em novembro de 2021, as Instituições Afiliadas SPDM receberam da Organização “Projeto Hospitais Saudáveis (PHS)” os certificados de reconhecimento pela participação em iniciativas sustentáveis.

Atualmente, são 04 iniciativas intituladas de “Desafios” com participação em ciclos anuais, as quais compreendem os seguintes temas: resíduos; energia; a saúde pelo clima; e compras sustentáveis. A participação é voluntária, gratuita e para cada desafio há necessidade de preenchimento de uma planilha de perfil anual, além de planilhas e questionários específicos sobre o tema abordado.

A participação nos Desafios está alinhada ao compromisso assumido pelas Instituições Afiliadas SPDM em 30/08/2012 onde se tornam membros do PHS, se comprometem em realizar ações de melhoria contínua das práticas ambientais e de saúde pública e adotar a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis.

Para maiores informações, acesse:

  1. Desafio “A Saúde pelo Clima”: https://www.hospitaissaudaveis.org/biblioteca_det.asp?biblioteca_id=169
  2. Desafio Resíduos: https://www.hospitaissaudaveis.org/biblioteca_det.asp?biblioteca_id=276
  3. Desafio Energia: https://www.hospitaissaudaveis.org/biblioteca_det.asp?biblioteca_id=286
  4. Desafio Compras: https://www.hospitaissaudaveis.org/biblioteca_det.asp?biblioteca_id=427
  5. Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis       http://www.hospitaissaudaveis.org/arquivos/GGHHA-Portugese.pdf

O “Desafio: A Saúde pelo Clima” visa mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas contra as mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental. 

Em 2016, as Instituições Afiliadas SPDM realizaram o primeiro inventário consolidado de gases de efeito estufa referente ao ano de 2015 e desenvolveram diversos eventos para conscientização e aprofundamento do tema Mudanças Climáticas e o Setor Saúde. Graças a estas ações recebeu o Prêmio Liderança Climática na América Latina.

No ano de 2020, a SPDM recebeu o prêmio ouro na categoria “Redução de gases de efeito de fontes não energéticas” na América Latina do Desafio: A Saúde pelo Clima por conta da redução de 31% nas emissões de Gases de Efeito Estufa(GEE) das Instituições Afiliadas verificada nos inventários consolidados de 2018 e 2019. O resultado é fruto de ações desenvolvidas pelas diversas equipes, principalmente relacionadas à redução do consumo de óxido nitroso (importante fonte de emissão de GEE). 

Em 2021, a SPDM foi premiada mais uma vez na categoria “Redução de Gases de Efeito Estufa (Energia) – Ouro” devido a crescente parcela de hospitais relatando suas emissões, chegando a 37 Unidades em 2020/21. Redução das emissões totais mesmo com mais hospitais participantes e aumento da cobertura do escopo 3. As emissões do escopo 2 não aumentaram apesar da maior utilização de termelétricas no sistema elétrico nacional devido aos ganhos de eficiência energética. Redução significativa nas emissões do Escopo 1 devido à redução das emissões fugitivas. Redução de 45,7% no total de CO2 por funcionário (CO2/FTE) entre 2018 e 2020.

O Prêmio “Amigo do Meio Ambiente” promovidas pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, desde 2008, as Afiliadas destacam-se com projetos relacionados principalmente a gerenciamento de resíduos, economia de água e tratamento de efluentes.

 

 

Relatório de Sustentabilidade SPDM

Em dezembro/2019, pela primeira vez, a SPDM publicou seu Relatório de Sustentabilidade. Trata-se de um importante avanço na divulgação dos resultados.

O Relatório foi elaborado utilizando o método GRI (Global Reporting Initiative) Standards, um dos métodos de relato mais utilizados no mundo. A elaboração do relatório contou com a participação de diferentes grupos de interesse (alta direção; associações/ONGs; colaboradores; conselho gestor/comunidade; fornecedores/prestadores de serviços; pacientes/acompanhantes; secretarias de saúde e universidades) por meio de uma pesquisa eletrônica.

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail sustentabilidade@spdm.org.br

 

SPDM e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Neste vídeo, a SPDM aborda o surgimento dos ODS e da Agenda 2030, a importância da atuação das organizações para que os objetivos sejam atingidos e o que vem fazendo de ações alinhadas aos ODS. O vídeo traz ainda depoimentos de diferentes áreas da organização relacionando suas atividades aos ODS. Utiliza-se também do vídeo desenvolvido pela ONU Brasil intitulado “Não deixar ninguém para trás” (link youtube clique aqui ) para explicar de forma bastante impactante o que são os ODS e sua importância.