Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, as Instituições Afiliadas da SPDM tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados.

Nestes seguimentos podem ser destacados: 

O sistema PACS (Picture Archiving and Comunication System – Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens) totalmente integrada ao sistema de gestão hospitalar da SPDM, possibilitando ao médico acesso à todas as imagens e laudos do respectivo paciente diretamente do prontuário eletrônico. Essa é uma funcionalidade que traz aos médicos diversos benefícios, dentre os principais estão, o ganho enorme de tempo e garantia de uma maior integridade das informações, acreditamos ser um apoio ao diagnóstico essencial na conduta médica relacionada.

Todas as imagens e laudos ficam armazenadas no sistema PACS podendo ser acessada a qualquer momento de maneira fácil, seguro e com qualidade.

A ferramenta possibilita através de recursos avançados que os médicos radiologistas executem os laudos através da Central de Laudos.

Solução contempla central de laudos com especialistas das seguintes modalidades: 

  • Ressonância magnética
  • Tomografia computadorizada
  • Angiografia
  • Mamografia
  • Radiologia
  • Ultrassom 
  • Densitometria óssea

 A solução PACS contempla também o Portal do Paciente SPDM – Resultados de exames de imagem (https://portaldopaciente.spdmafiliadas.org.br

O portal de resultados é onde os exames de imagem são disponibilizados para os pacientes através de login e senha. É uma forma muito mais fácil e cômoda de compartilhar os resultados dos exames.

Com um computador ou celular, o paciente visualiza imagens, laudos e anexos dos seus exames com toda a qualidade e segurança.

Dessa forma, ele ganha tempo e comodidade, já que não precisa fazer um segundo deslocamento até a unidade hospitalar apenas para buscar seus resultados. Além disso, sua jornada ganha em agilidade.

Com o compartilhamento de resultados via portal proporcionado pelo PACS, o laudo é recebido pelo paciente e pelo médico da SPDM assim que é realizado. Contribuindo para o diagnóstico e tratamento.

A SPDM utiliza um dos Sistemas de Gestão Integrados de Saúde mais modernos e completos softwares de gestão em saúde do mercado,  com módulos totalmente integrados, desde o suporte para as áreas de operações, administrativas, até sistema de prontuário eletrônico com protocolos para suporte a decisão clínica e checagem de medicamentos a beira leito, com isso garante a segurança na assistência ao paciente durante o período de atendimento.

Prontuário eletrônico é uma ferramenta utilizada para registrar, armazenar e disponibilizar informações em tempo real sobre consultas, exame, condutas, histórico e tratamento do paciente. 

A SPDM possui um prontuário eletrônico único e integrado, fornece maior controle dos processos relacionados a assistência do paciente, desde a entrada com classificação de risco baseada em protocolo internacional até a alta do paciente, elimina processos e controles manuais, integrado a sistemas de apoio ao diagnostico: Exames laboratoriais, de imagem e registro de sinais vitais, fornecendo informações em tempo real para prestar atendimento seguro ao paciente.

Permite que todos os profissionais que prestam assistência ao paciente façam toda documentação por meio eletrônico no Sistema de Gestão Integrado utilizando a assinatura eletrônica, com duplo fator de autenticação, garantindo sigilo e integridade do conteúdo dos documentos do prontuário do paciente, esses documentos não precisam mais ser impressos e assinados.

Com o intuito de garantir a segurança das informações que tratamos diariamente em nossas instituições, a SPDM Afiliadas trabalha com um conjunto de controles e mecanismos que asseguram a confidencialidade no acesso às informações, a integridade dos dados prevenindo qualquer tipo de falsificação ou furto, e pôr fim a disponibilidade, onde garantimos sempre o acesso as informações em nossos sistemas.

Nas ações realizadas, a SPDM Afiliadas procura sempre atuar de forma preventiva, implantando novas soluções para evoluir tecnologicamente de maneira segura, buscando sempre atuar em diferentes camadas de segurança, com ferramentas e metodologias reconhecidas internacionalmente.

A SPDM disponibiliza o serviço de Telemedicina para apoio especializado aos profissionais da atenção primária, através do sistema informatizado de Telemedicina os médicos generalistas, clínicos, pediatras e ginecologistas das unidades básicas de saúde tem acesso aos especialistas para uma segunda opinião clínica ou conduta médica. Para tanto a SPDM utiliza uma plataforma modular de Telemedicina a que são integradas as especialidades (dermatologia, reumatologia,  ginecologia/obstetrícia, psiquiatria adulto e infantil, oftalmologia, pneumologia adulto e infantil, cardiologia, neurologia, infectologia, e endocrinologia) em um só portal. São fornecidos equipamentos médicos especiais para  esses atendimentos, por exemplo, dermatoscópio e câmeras especiais que estão disponíveis nas unidades que precisam dessa segunda opinião 

Além da Tele Consulta para pacientes, a solução contempla telemedicina de segunda opinião (Interconsulta) para as especialidades: 

  • Cardiologia;
  • Dermatologia;
  • Endocrinologia;
  • Ginecologia/Obstetrícia;
  • Infectologia;
  • Neurologia;
  • Pneumologia;
  • Psiquiatria;
  • Reumatologia;
  • Tisiologia;

Destaca-se a transmissão de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo para todas as Instituições Afiliadas, difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.