Treinamentos

A partir de 2016, foram iniciados treinamentos, com o objetivo divulgar e conscientizar os colaboradores sobre o Programa de Integridade, utilizando como referência a Lei nº12.846 de 1º de agosto de 2013. Atualmente este treinamento é realizado na integração institucional de novos colaboradores e através da plataforma EAD – Ensino a distância da SPDM/Afiliadas (e-learning).

O Treinamento visa consolidar conceitos e capacidades de Compliance nos líderes através de abordagem técnica conceitual e desenvolvimento de temas do dia-a-dia da instituição. São  abordadas práticas de conscientização e multiplicação dos fundamentos da atividade de Compliance e seus pilares, incluindo gestão da conformidade, além dos fundamentos da atividade de Compliance, sua governança e escopo. 

Treinamento desenvolvido e aplicados na admissão e reciclagem dos colaboradores para a reforçar a disseminação da cultura de integridade na SPDM baseado em seu código de conduta. Após a realização do treinamento, os colaboradores realizam a avaliação para verificar a retenção e compreensão das informações. A partir do mês de julho de 2020 os treinamentos foram disponibilizados em modalidade e-learning.

A partir do mês de fevereiro de 2020, foram iniciados os treinamentos direcionados aos profissionais das áreas financeiras (Compras, Contratos, Contabilidade, Tesouraria, Faturamento, Departamento Pessoal e Almoxarifado) priorizadas no mapeamento de riscos pela área de Controles Internos. Foram incluídas nos treinamentos, as equipes de Tecnologia de Informação em função do nível de automação dos processos na instituição.

O objetivo destes treinamentos é consolidar os conceitos e definições de compliance e integridade do Manual de Conformidade Administrativa da SPDM, suas políticas, normas e regulamentos, canais de denúncias e todas as outras ações de promoção da conduta ética. Os treinamentos de Compliance abrangem 100% da equipe financeira, gerentes e diretores de todas as áreas.

Além dos aspectos citados acima, é dada ênfase nos aspectos de controle, como segregação de função e alçada de valores para autorizações, dentre outros.

A partir do mês de março, com o decreto da pandemia de COVID-19 pela OMS – Organização Mundial da Saúde, os treinamentos foram transformados em formato online e administrativos via plataforma Microsoft Teams.

A SPDM, iniciou no ano de 2019, treinamentos de Compliance para Fornecedores e Prestadores de Serviços. O treinamento aborda conceitos e definições de Compliance e Integridade do Manual de Conformidade Administrativa da SPDM, suas políticas, normas e regulamentos, canais de denúncias e todas as outras ações de promoção da cultura de integridade.

A partir de maio 2020 em função da pandemia de COVID-19, os treinamentos passaram a ser realizados através da plataforma EAD – Ensino a distância da SPDM/Afiliadas.

Fornecedores e Prestadores de Serviços da SPDM – Para inscrições pedimos a gentileza de enviar e-mail ao treinamento.fornecedor@spdm.org.br,  com nome, empresa e telefone para contato. Após a inscrição, será encaminhado por e-mail o link da plataforma EAD SPDM par realização do treinamento.