A ética e transparência nas ações da SPDM, impactam, não somente na perenidade institucional, mas também nos resultados intangíveis no ecossistema em que atua. Neste sentido, o programa de integridade expressa de forma natural as principais ações que também estão integradas com as vertentes sociais e ambientais, no nível interno e externo.
A CGU – Controladoria Geral da União, publicou em agosto de 2024, a revisão do “Programa de Integridade: Diretrizes para Empresas Privadas (vol.II), que esclarece e atualiza o conceito de Programa de Integridade, alinhados as atuais legislações.
As 10 diretrizes a seguir, de acordo com a publicação acima citada, são baseadas nos parâmetros de avaliação de programas de integridade estabelecidos pelo artigo 57. do Decreto nº 11.129/2022, nas experiências adquiridas pela CGU com a aplicação da Lei Anticorrupção e, com os diversos projetos de fomento à integridade privada desenvolvidos pela CGU, em especial, o programa empresa Pró-Ética.
A alta administração da SPDM vem atuando de forma efetiva na promoção, deliberação e monitoramento das ações de integridade, ressaltando-se o objetivo estratégico “Promover Ações de Compliance”, que visa o fortalecimento da cultura, a difusão do programa de integridade da SPDM, alicerçado nos pilares de prevenção, detecção e correção, e o desdobrados por meio de metas e indicadores.
Previamente à implementação das ações de integridade, as propostas são encaminhadas ao Conselho Administrativo, como por exemplo as ações realizadas em 2023/2024:
Instituição de Comitê Especial de Ética e Compliance;
Aprovação da Política de Relacionamento com o Poder Público;
Ato da Presidência nº 68 que dispõe da divulgação da Política de Relacionamento com o Poder Público e respectivo treinamento pela área de Compliance;
Ato da Presidência nº 67 que dispõe sobre a Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito da SPDM e do Regulamento Geral de Proteção de Dados Pessoais;
Dentre as ações deliberadas pelo Conselho Administrativo, a participação da SPDM no Programa “Empresa Pró-Ética” da CGU – Controladoria Geral da União, e aprovação na fase de admissibilidade, trouxeram novos aprendizados em relação ao aprimoramento e no direcionamento de novas ações para a continuidade nos programas de avaliação do órgão.
O papel da liderança
De acordo com a publicação da CGU, os líderes devem ser vistos como exemplos de conduta na organização., em palavras e em comportamentos. Ponto. Devem ser os primeiros a observar os preceitos do programa de integridade. E a garantir a devida responsabilização daqueles que cometem irregularidades.
A SPDM promove treinamentos periódicos voltados para líderes e gestores, com o objetivo de reforçar a importância da ética, da conformidade e do papel da liderança na consolidação da cultura de integridade. Além disso, realiza processos de due diligence para cargos de liderança, a fim de avaliar a idoneidade, os antecedentes e a compatibilidade dos profissionais com os princípios do Programa de Integridade. Essas ações asseguram que a Alta Administração e os gestores atuem como agentes ativos na prevenção de riscos e na promoção de boas práticas institucionais.
Instância responsável pelo Programa de Integridade
Em dezembro de 2019, implementou sua área de Compliance, em consonância com a Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e o Decreto nº 11.129/22, (“Art. 56. Para fins do disposto neste Decreto, programa de integridade consiste, no âmbito de uma pessoa jurídica, no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira e fomentar e manter uma cultura de integridade no ambiente organizacional”)
Gestão de Risco para Integridade
A SPDM, tem como elemento de balizamento de suas ações nos contratos celebrados com o poder público, o fiel cumprimento da legislação aplicável e dos padrões nacionais e internacionais de operação e gestão de unidades de saúde, de ensino e pesquisa em saúde.
Na perspectiva da gestão de riscos, a SPDM classificou duas grandes áreas relacionadas à sua atividade, em virtude da complexidade e magnitude dos eventos associados. Assim, há uma frente de trabalho que atua fortemente na gestão dos riscos assistenciais e outra na implementação da gestão dos riscos administrativos/financeiros.
O ambiente administrativo/financeiro, concentra a maior parte das operações administrativas e a totalidade das transações financeiras, tornando-se, portanto, um dos objetivos principais no mapeamento de riscos de integridade.
Considerando que, as unidades sob gestão da SPDM, possuem processos administrativos e financeiros padronizados e informatizados, conhecidos como processos horizontais, isto é, a gestão de riscos implementada abrange a instituição como todo.
Padrões de Conduta
O Manual de Conformidade Administrativa, Políticas e Princípios de Integridade da SPDM foi elaborado, conforme os valores e princípios éticos da entidade de modo a fomentar a transparência, disciplinar as relações internas e externas da organização, administrar conflitos de interesses, proteger o patrimônio físico e intelectual e consolidar as boas práticas de governança corporativa em conjunto com outros instrumentos normativos da instituição. Estes princípios éticos devem fundamentar a negociação de contratos, acordos, o estatuto social, bem como as políticas que orientem a direção institucional. Seu objetivo é expressar o compromisso da instituição, de seus conselheiros, diretores, funcionários, fornecedores e partes interessadas com adoção de padrões adequados de conduta.
Comunicação e Treinamento
Desde 2016, as ações de promoção de integridade foram fortalecidas por meio de treinamentos da Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e do Manual de Conformidade Administrativa, Políticas e Princípios de Integridade (Código de Conduta da SPDM). Os treinamentos e comunicações foram desenvolvidos de acordo com o público-alvo, considerando a didática e a ampla diversidade de perfis dos funcionários da SPDM.
A SPDM entende que um bom programa de compliance é que todos da organização o escutem. Uma das formas mais eficientes que a SPDM possui para expor e transferir as diretrizes de Compliance, além dos treinamentos, são as ações de comunicação.
As diretrizes existentes nas Políticas, Normas, Regulamentos e no Manual de Conformidade Administrativa da SPDM devem ser discutidos abertamente e precisam atingir a todos os colaboradores e terceiros.
Controles Contábeis
Alinhado às diretrizes da CGU – Controladoria Geral da União, a SPDM mantém estrutura compatível de procedimentos internos, mecanismos de alertas / controles internos e auditorias externas.
Principalmente nas áreas administrativos financeiras, há o levantamento e mapeamentos dos riscos, incluindo as áreas de Administração de Pessoal, Compras, Contabilidade, Tesouraria, Contratos, Faturamento, Tecnologia da Informação, Farmácia e Almoxarifado, realizados por meio de reuniões e entrevistas com os gestores e colaboradores de cada uma das áreas, norteados pelos documentos institucionais (políticas, normas, regulamentos e procedimentos). Os riscos mapeados e seus respectivos controles são gerenciados em conjunto pela área de Controles Internos e gestores de áreas de forma contínua. A área de Controles Internos é responsável também por realizar testes específicos (às diversas áreas) com o objetivo de analisar a aderência e cobertura dos controles implantados. As divergências detectadas são formalizadas junto aos gestores das áreas para implantação de correções e melhorias.
Terceiros
No escopo da implantação do programa de integridade, é fundamental a compreensão da caracterização da cadeia de suprimentos, passando pela compreensão da estratégia das aquisições e contratações realizadas pela SPDM e seu relacionamento com seus fornecedores.
Alinhando-se à estratégia, a SPDM possui o Manual de Fornecedores, que visa expressar o compromisso da organização na adoção de padrões adequados de conduta na relação com fornecedores que, além de capacidade técnica, demonstrem compromisso com a preservação do meio ambiente, conformidade e respeito aos temas relacionados com os direitos humanos, com a saúde e a segurança dos trabalhadores com políticas e práticas de promoção da diversidade, atuando de forma ética e responsável.
A aplicação de questionário de Due Diligence e o formulário de Análise de Perfil aos fornecedores pela SPDM, têm como objetivo fortalecer a integridade no seu relacionamento com os fornecedores, parceiros e prestadores de serviços. A verificação de informações abrange a estrutura societária e regulamentar dos terceiros, bem como práticas antiéticas, corrupção, fraudes ou qualquer outra forma que possa expor a instituição a um negócio que envolva risco de integridade reputacional.
Detecção de irregularidades
O Canal de Denúncias (Canal Confidencial) – disponível no site da SPDM, é um meio disponibilizado para recebimento das denúncias, que constituem atos de natureza ilícita, com garantia de sigilo, confidencialidade e não retaliação do denunciante e a apuração é realizada por um Comitê de Apuração dotado de total independência e autonomia funcional.
O Canal de Denúncias está disponível em língua portuguesa, podendo ser acessado 24 horas por dia, inclusive de forma anônima, com possibilidade de acompanhamento da denúncia pelos denunciantes e apresentação das informações, conclusões, interrupção e reparação dos danos apurados pela SPDM.
A SPDM zela pelas manifestações de boa-fé e garante a confidencialidade e sigilo de todos os relatos e denúncias.
Monitoramento
O Programa de Compliance ajuda a referenciar o nível de integridade, instrui e apoia na tomada de decisão e medidas que ainda precisem ser aplicadas para influenciar positivamente toda a SPDM na adoção de práticas éticas e de Compliance em suas atividades.
A avaliação da efetividade de um programa de compliance é imprescindível para demonstrar à alta administração, colaboradores e terceiros, que os esforços empreendidos estão gerando resultados e trazendo o retorno sustentável e esperado, com a demonstração de resultados da área de Compliance.
Com base nas experiências, superação de crises e aprendizado do passado, seguiremos nossa vocação com foco nas oportunidades do presente e nas tendências do futuro, com profunda gratidão à sociedade, parceiros, poder público, e em especial aos nossos profissionais pelas ações éticas no dia a dia, refletidas na cultura de integridade da instituição.