Prêmios SPDM Afiliadas no Desafio: A Saúde pelo Clima
O “Desafio: A Saúde pelo Clima” visa mobilizar organizações de saúde ao redor do mundo a tomar medidas concretas contra as mudanças do clima e em defesa da saúde pública ambiental.
Em 2016, as Instituições Afiliadas SPDM realizaram o primeiro inventário consolidado de gases de efeito estufa referente ao ano de 2015 e desenvolveram diversos eventos para conscientização e aprofundamento do tema Mudanças Climáticas e o Setor Saúde. Graças a estas ações recebeu o Prêmio Liderança Climática na América Latina.
No ano de 2020, a SPDM recebeu o prêmio ouro na categoria “Redução de gases de efeito de fontes não energéticas” na América Latina do Desafio: A Saúde pelo Clima por conta da redução de 31% nas emissões de Gases de Efeito Estufa(GEE) das Instituições Afiliadas verificada nos inventários consolidados de 2018 e 2019. O resultado é fruto de ações desenvolvidas pelas diversas equipes, principalmente relacionadas à redução do consumo de óxido nitroso (importante fonte de emissão de GEE).
Em 2021, a SPDM foi premiada mais uma vez na categoria “Redução de Gases de Efeito Estufa (Energia) – Ouro” devido a crescente parcela de hospitais relatando suas emissões, chegando a 37 Unidades em 2020/21. Redução das emissões totais mesmo com mais hospitais participantes e aumento da cobertura do escopo 3. As emissões do escopo 2 não aumentaram apesar da maior utilização de termelétricas no sistema elétrico nacional devido aos ganhos de eficiência energética. Redução significativa nas emissões do Escopo 1 devido à redução das emissões fugitivas. Redução de 45,7% no total de CO2 por funcionário (CO2/FTE) entre 2018 e 2020.
SPDM recebe prêmio Campeão do Clima 2024 da Organização Health Care Without Harm
A SPDM recebeu o Prêmio Campeão do Clima 2024, uma iniciativa da organização internacional Health Care Without Harm (Saúde sem Dano). A premiação ocorreu em 30 de outubro de 2024, durante o Seminário Hospitais Saudáveis 2024, realizado no Rio de Janeiro.
A premiação contempla três pilares principais: mitigação, resiliência e liderança. Em 2023, foi lançada uma nova categoria chamada Health Care Climate Champions Awards ou “Campeão do Clima” para valorizar as instituições de diferentes regiões do mundo que se destacaram por seu trabalho ambicioso, abrangente e consistente em ação climática ao longo do ano. Segundo o site do prêmio, “os campões do clima são verdadeiros líderes com um forte compromisso com a ação climática abrangente e uma dedicação à melhoria contínua de práticas sustentáveis nos três pilares da ação climática”.
Para ser elegível ao prêmio, as organizações de saúde devem participar do programa Health Care Climate Challenge, conhecido no Brasil como “Desafio: A Saúde pelo Clima”. Esse desafio envolve ciclos anuais de atividades que incluem a identificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), a elaboração de inventários por meio do GHG Protocolo (metodologia internacional que permite a empresas e governos mensurarem e gerenciarem as emissões de gases de efeito estufa), o reporte de dados sobre as emissões e ações de liderança e resiliência da organização. No total, em 2024, foram 7 organizações contempladas nesta categoria em todo o mundo, sendo:
- Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, Brasil;
- Canadian Coalition for Green Health Care, Canadá;
- Galician Health Service, Espanha;
- Hunter New England Local Health District, Austrália;
- Instituto Roosevelt, Colômbia;
- Netcare Limited, África do Sul;
- Paul Hospital Iloilo, Filipinas.
No dia 06 de fevereiro de 2025, foi publicado um relatório contando um pouco das ações desenvolvidas pelas organizações Campeãs do Clima 2024. Segundo o documento: “A SPDM foi reconhecida como a Campeã Climática Brasileira por seu trabalho contínuo na descarbonização da assistência médica nas instalações que administra. A organização
demonstrou inovação notável ao abordar os desafios do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), criando práticas de gestão interna eficientes e simplificadas que permitem o diagnóstico preciso das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), evidências para tomada de decisão e a medição da redução de emissões de GEE apresentada ao longo dos últimos anos.” Este relatório está disponível para consulta (em inglês) através do link:
https://greenhospitals.org/sites/default/files/2025-02/2024%20Climate%20Leaders%20Booklet_0.pdf
Fontes: