Encontramos um Pronto Socorro ( UPA ) que funciona ! É no Taboão da Serra, em SP

Coloquei na minha cabeça de jornalista e  repórter que alguma coisa produtiva deve acontecer em lugares que são muito criticados. Resolvi então pesquisar alguns  locais em que à pessoas  precisam de atendimento urgente na saúde, que é  considerada um caos em todo o Brasil, pelos veículos de comunicação.

Porém como sei que nada é absoluto e tudo é relativo, desconfiei que  talvez  existam  coisas boas também nesses serviços.

Depois de muito pesquisar  em toda a grande são Paulo e realmente comprovar o descaso e a falta  de vergonha em muitos postos de atendimento urgente, conhecidos como UPA(Unidades de Pronto Atendimento), os quais não vou citar aqui, encontrei um que por incrível que pareça  FUNCIONA !!!!! É aUPA – DR AKIRA TADA, no Taboão  da Serra, em são Paulo.

fachada-1

Pude descobrir que ali  existe algo realmente impressionante acontecendo  em se tratando de serviços públicos. A satisfação da maioria dos pacientes atendidos e a certeza dos  profissionais que lá trabalham que estão no caminho certo. Existe COMPROMETIMENTO de todo o pessoal  em fazer um bom trabalho!

Sabemos que em Empresas privadas isso é fator primordial para manter a Empresa no mercado e  o corpo de profissionais produzindo, o que não acontece em instituições públicas, devido a diversos fatores que não vem ao caso neste momento.

DSC01950

Mas vamos falar na UPA   Dr    AKIRA   TADA :

Eles conseguem atender  atualmente  de 16 a 17 mil pessoas por mês !!!  isso  mesmo,  de 600 a 700 pessoas em média por dia, com resultados surpreendentes . Inclusive eles têm atendido pessoas de fora da cidade, vindos do Embu, de São Paulo e até de outros Estados. Inacreditável, pois temos informações que isso só acontecia com a saúde pública de Barueri, que esta nesse processo  já há muito tempo e tem muito  mais verba que o Taboão da Serra !

Conversei com diversos  profissionais , porém  vou destacar apenas  alguns deles. Para não ser injusto acredito que haja  muitos outros em todo esse processo, mas em minha visita tinha que me concentrar em alguns, então escolhi esses.

Conheci o Dr . VITOR , que é médico há 28 anos e comanda três unidades no Taboão  desde 2007. O  AKIRA TADA   é um deles. Falei também com a SANDRA, que é quem gerencia a parte burocrática de todo o processo.  Eles são feras no que fazem e posso garantir que são referencia na sua área, devendo ser seguidos por outros profissionais semelhantes. Um dos segredos deles é delegar aos  subordinados funções diversas, deixando para si o que deve ser feito de mais importante,  tudo  o que uma grande Empresa particular faz no seu cotidiano.

Perguntei como conseguiram fazer para não faltar médicos, e eles me disseram que o segredo é montar uma rede de bons contatos, e para isso encarrega  o dr.  LUIS FELIPE, que faz esse recrutamento pessoalmente, convidando novos e  antigos médicos para fazerem parte desta UPA.

Essa unidade foi reformada há pouco tempo e apenas com verbas da prefeitura do município, pois a União, que é a maior responsável não repassou verba alguma até o momento.   Soubemos que a atual gestão da prefeitura aumentou os custos para a área de 20 %  para 36 % sobre o orçamento da cidade.  Sabemos que por lei o Estado é obrigado a gastar 16 %, o Município 20 % , porém a União que é quem tem mais verbas  NÃO é obrigada a gastar nada!!  Será que isso é  justo ?

Porém  o pessoal daqui resolveu se mexer e não esperar por ajuda federal.  Reformou o posto, colocou  gente nova e muito bem treinada para trabalhar e hoje o resultado é esse. Tudo funciona corretamente, apensar do grande fluxo de pessoas diariamente. Resultado do excelente trabalho executado pela atual administração da secretaria da saúde do Taboão da Serra, na pessoa da Dra. RAQUEL ZAICANER , enfim uma profissional da saúde gerindo a saúde. Nada mais coerente, não?

 

Veja a matéria completa na íntegra aqui.